sábado, 13 de dezembro de 2008






Spinning - qualidade de vida






Nem todo mundo pode dar suas pedaladas por uma paisagem agra­dável nas grandes cidades. Como resposta, o spinning veio como uma tem­pestade para a indústria de fitness. Nenhu­ma modalidade esportiva foi recebida com tanto entusiasmo e por uma variedade tão grande de pessoas. Indivíduos de várias idades e níveis de condicionamento se encantaram com a atividade.
O spinning tornou-se tão procurado tal­vez, e principalmente, porque queima mui­tas calorias (em média de 600 a 800 calo­rias por hora aula). Mas, na verdade, é con­siderado como a mais entusiasmante e intensa atividade entre as propostas atuais, trazendo resultados certeiros para quem quer aprimorar a resistência cardiovascu­lar respiratória e a perda de peso enfati­zando o trabalho neuromuscular. Isto por­que o ininterrupto movimento de pedalar exige a participação de grande parte dos músculos dos membros inferiores, além do tronco e membros superiores envolvidos direta e indiretamente no trabalho.
À medida que o aluno vai progredindo, outras técnicas e conceitos serão intro­duzidos. As aulas de ciclismo indoor se encaixam perfeitamente no conceito de treinamento intervalado (alternando picos de intensidade moderada e alta, com períodos de recuperação) por meio de diferentes métodos de treinamento da capacidade aeróbia e anaeróbia.
Dicas importantes para quem pratica ou quer começar no spinning
» É essencial controlar a freqüência car­díaca para medir o esforço durante o exer­cício. Identificando a sua zona de FC de treinamento, respeite-a, pois podem exis­tir diferentes níveis de condicionamento e adaptação dentro da mesma classe.
» Tenha sempre uma garrafa de água e uma toalha por perto.
» Ajuste adequadamente a altura do selim, a altura do guidão e o firma pé.
» Cuidado com a postura.
» Use um tênis de cano baixo e sola reforçada na parte anterior, ou sapatilha.
» Use roupas justas e confortáveis e dê preferência para bermudas alcochoadas, especiais para ciclismo.
» Se for sua primeira aula, avise,o pro­fessor para que ele o oriente.
» Limpe a sua bicicleta após o uso.
» Chegue 10 minutos antes da aula.
» Faça pelo menos duas aulas por sema­na para obter resul tados satisfatórios.
» Respeite sempre as orientações dadas pelo professor.
As aulas de spinning são divertidas e simples após a fase de adaptação. Expe­rimente! Você vai adorar. Mas lembre-se, caso tenha algum problema de coluna ou lesão, principalmente nas pernas e joe­lhos, consulte o médico antes de fazer a aula para ter certeza de que é seguro, e avise o seu professor.