sexta-feira, 6 de maio de 2011

GELO OU CALOR: QUAL EU DEVO COLOCAR?


Colocar o gelo ou o calor em locais que envolvam músculos ou juntas é algo que tem sido feito a séculos. Ainda hoje se usa o gelo ou calor como parte de tratamentos médicos no mundo inteiro. No entanto uma vez que eles são obviamente opostos quando usar um outro? E quando não usa-los?

O que acontece aos tecidos após um trauma? Quando um corredor “distende” um músculo ou um tenista “têm uma tendinite”, os tecidos moles da dor foram machucados.

Imediatamente após o machucado existem fibras ou músculos, tendões ou ligamentos rompidos.Pequenos vasos sangüíneos chamados capilares, que normalmente suprem de sangue e oxigênio estes tecidos, são rompidos. Esses capilares extravasam sangue e soro nos tecidos rompidos.

Então, logo após uma lesão de tecidos moles teremos a ocorrência de um edema no local. O tecido lesado torna-se doloroso e dolorido tanto pelo trauma sofrido como pelo edema (inchaço) subseqüente. Isto leva à dor, imobilidade e vermelhidão que acompanham a inflamação, as tendinites, as bursites, as torções, a entorse e as batidas.

Então o que colocar depois de um trauma? Para ser simples, gelo.

O inchume e muito da inflamação que segue um trauma, são basicamente devidos ao extravasamento de sangue dos capilares rompidos, portanto a aplicação do gelo pode ajudar porque fará uma constrição (vasos sanguíneos). Esta constrição dos vasos sangüíneos previne o extravasamento de sangue e soro, portanto diminui o inchume e a dor.

A aplicação de gelo esta indicada apenas na fase aguda da lesão, quer dizer imediatamente após a lesão.

Na recuperação da lesão muda-se completamente o enfoque. Agora se necessita de calor no local. Pois o calor trás relaxamento dos músculos da área lesada fazendo a recuperação ocorrer mais facilmente.

Lembre-se: Cada caso é um caso, sempre pergunte ao seu médico o que fazer antes de qualquer coisa.