domingo, 27 de maio de 2012

Tipos de pisada – Pronada, Supinada e Neutra




Hoje, as pessoas que iniciam a praticar execícios, começam a se estimular na compra do tênis, mas não sabem que já podem estar um passo a frente para conseguir alcançar a alta performance. Uma das mais novas tecnologias que auxiliam os atletas amadores e profissionais é o Teste do Pedígrafo.
O teste permite fazer a identificação de pé e pisada e a avaliação biomecânica, fatores importantes para a escolha do tênis adequado para melhorar a performance e evitar lesões.
A primeira etapa do teste consiste na confirmação do peso e altura e cálculo do índice de massa corporal (IMC), que indica se a pessoa está abaixo, acima ou no peso ideal. Em seguida, após o cliente caminhar descalço na esteira por poucos minutos, um software vai mostrar a imagem da planta do pé com inserção de cores onde há mais pressão para identificar o tamanho exato e tipo de pé (normal, plano ou cavo) e o tipo de pisada (neutra, pronada, pronação severa ou subpronada). No final do teste, de acordo com os resultados obtidos, é possível conferir automaticamente quais modelos de tênis são os mais indicados.
Existem basicamente três tipos de pisada:
Pisada normal: onde se inicia o contato com o solo do lado externo do
calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a
passada no centro da planta do pé.
Pronação: onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
Supinação: onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
Estima-se que 50% das pessoas apresentam pronação, 45% apresentam pisada neutral e 5% apresentam supinação.